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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Os Mais Conhecidos Hoax da Geoengenharia, Desbancados! Confira!


Tentamos aqui encontrar elementos substanciais acerca da geoengenharia, baseados em fatos observáveis e não em especulações oriundas do caos de informações propagados na internet.

Para compreendermos o que está sendo colocado aqui, precisamos distinguir a "geoengenheria folclore" da "geoengenharia observável". 

A geoengenharia folclórica é esta que está aí veiculada na Internet, e que agrega um vasto universo de situações que em sua maioria não condizem com a realidade, pois são fruto da desinformação e caos de informações gerados através da Internet devido justamente ao seu caráter multifacetado, imprevisível e imediatista. Fazem parte desta esfera folclórica a ideia da geoengenharia enquanto uma mega operação global de aviões clandestinos pulverizadores. Agregam-se a isso temas que vão desde eugenia, controle populacional, criação de pandemias, morgellons, vacinas, a alienígenas e conspirações globais.

A "geopengenharia observável" descarta todos estes agregados apresentados acima. Trata-se de uma visão mais objetiva e pontual do que realmente seja a geoengenharia, baseada na observação empírica e analise de dados. Nesta visão são rechaçados alguns dos pontos que formam a versão folclórica, gerando assim uma nova concepção acerca do real carácter da geoengenharia. Baseado nisso, algumas das novas prerrogativas são:

1) Os aviões responsáveis por deixar as trilhas no céu não são aviões militares ou aviões comerciais adaptados. São na verdade aeronaves comerciais comuns levando passageiros.

2) As trilhas, ora chamadas de chemtrails (trilhas químicas) não são trilhas de aerossol deliberadamente pulverizadas, mas tratam-se de contrails anômalas oriundas da passagem de aviões a jato por regiões afetadas pela "geoengenharia". Ou seja, o termo chemtrail deve ser substituído pelo termo "permanent contrail" (trilha de condensação permanente).

3) As trilhas estão se tornando permanentes não pelo fato de serem aerossóis aspergidos no céu, mas devido possivelmente a um outro fator ainda desconhecido, que nos últimos anos tem alterado a condição da atmosfera a nível electromagnético, ou físico-químico, propiciando a condensação permanente das trilhas dos aviões à jato. 

Tento feito essa introdução, apresentaremos agora algumas das principais "evidências" que tem circulado na internet até os dias de hoje, servindo de sustentação para os que afirmam sua existência. Faremos uma análise dessas evidências e as exporemos no caso de serem farsas.


A PASSEATA DE PILOTOS CONTRA OS CHEMTRAILS

Vamos começar por um caso bobo, mas que é um dos clássicos dos hoax da geoengenharia, que é o caso dos pilotos que se manifestaram portando imagens de chemtrails. Na verdade pode se observar com certa facilidade que se trata de uma montagem amadora feita com recursos de computação.


A foto original pode ser facilmente encontrada na internet. É só digitar no google "pilotos se manifestam" e você já verá uma série de fotos sobre esse evento surgirem na internet. Na foto original os pilotos portam cartazes dizendo "quanto vale um piloto"... tratava-se de uma manifestação por direitos trabalhista e não uma manifestação contra chemtrails,




FOTOS DOS DUTOS DE PULVERIZAÇÃO


Este é outro caso muito frequente nos fóruns de "chemtrail". Especialmente por causa das coleções inusitadas de tubos para fora da fuselagem em vários lugares. Há aqueles dois na frente e, em seguida, há um grupo sobre a asa. Eis alguns closes:





O avião não é para pulverizar a atmosfera, é para testar a atmosfera. É um avião de pesquisa, registro N701BN, operado pela th e departamento de laboratórios nacionais de energia. É praticamente único no mundo, por isso é pouco provável de ser o responsável por todos os rastros persistentes que vemos todos os dias. A pesquisa é principalmente sobre os poluentes na atmosfera, especialmente a partir do carvão e usinas de petróleo em chamas. Mas eles também investigar as propriedades das nuvens, o que inclui rastros.


As fotos do botão ON/OFF!

Um dos temas mais antigos que paira entre os fóruns de discussão sobre chemtrails é a respeito da possível existência de um botão de LIGA/DESLIGA no painel de controle da cabine de comando. A grande verdade é que na maioria dos casos as imagens se tratam de montagens ou brincadeiras ingênuas. No primeiro caso, que vemos na foto abaixo, está claro que a palavra "CHEMTRAIL" foi adicionada usando o computador. Isso pode ser visto observando a angulação das demais letras do painel no momento em que a foto foi tirada. A unica palavra que foge à angulação da foto é a palavra "chemtrail".



Neste segundo caso vemos a palavra SPRAY ao lado de um dos botões. A verdade é que também se trata de uma alteração feita em computador. A palavra verdadeira é GALLEY, tal como podemos ver na segunda foto.

alterada

original


Algumas fotos na internet mostram casos de ironia, onde pedaços de papel foram colados sob o painel para se brincar com o assunto. Mesmo assim algumas pessoas ainda são capazes de usar essas fotos como se fossem reais.




Fotos da Área Interna

Um dos principais elementos que, desde o início serviu de suporte para a argumentação dos defensores da existência de chemtrails, foram as famosas fotos da área interna dos aviões borrifadores. A primeira foto a entrar em circulação foi esta:


No entanto, a foto acima de fato não é a foto de uma aeronave da geoengenharia. Trata-se de um Boeing 777-240/LR em fase de construção, onde foram usados sistemas hidráulicos para simular o peso e a movimentação de passageiros. Este é um procedimento básico usado na fase de testes de balanceamento de aeronave protótipo. 


Essa foto, que se espalhou pela internet com sendo a primeira foto da parte interna de uma aeronave borrifadora, foi originalmente retirada de um dos maiores sites de aviação do mundo, o Airliners.net.
Airliners.net é um site de aviação fundado por João Lundgren Jr., o filho de Johan Lundgren da Suécia, agora propriedade da Demand Media. O site apresenta um banco de dados de fotos, fóruns de discussão, uma sala de bate-papo, e uma história de aeronaves e seção de informações. Identifica-se como o maior site de aviação do mundo, com mais de três milhões de page views, e 200 mil acessos por dia.

Se quiser conferir por si mesmo a imagem na pagina da airliners.net, clique no link abaixo:

http://www.airliners.net/photo/Boeing/Boeing-777-240-LR/0855967/L/


Uma outra foto que circulou foi esta:

Trata-se de outra foto da mesma aeronave, o Boeing 777-240/LR. Só que esta foto mostra o "antes" e o "depois". observe que esta foto foi retirada de uma artigo intitulado "Inside Boeing: Building the 777", que você pode conferir no link: 



Uma outra foto que foi muito divulgada na internet entre s grupos de ativismo contra os chemtrails, foi:

No entanto, está foto se trata de um Boeing 747-8JK e também foi retirada do site airliners.net. Confira no link:



Foto da Área Interna (Evergreen Aviation)

Um avião que também mostra-se muito rotulado como "Chemtrail Plane Interior" é o Evergreen Aviation 747 bombeiro supertanker. Este é um plano único protótipo que a Evergreen Aviation tem tentado vender como um avião de combate a incêndios, mas até agora ninguém está comprando.

Aqui é o interior, mostrando os tanques utilizados para armazenar retardante de fogo, as fotos foram tiradas em 2009 ou antes por Eric Engman. 









Esta foto também tem sido usada em grupos de conspiração chemtrail:



Isso obviamente não é um Contrail, é muito baixa e a trilha está caindo muito rapidamente.

É um Boeing 747-100 "Supertanker", modificada pela Evergreen Aviation, o único de seu tipo. Especificamente concebido para fighthing fogo. É isso água de dumping. Aqui estão algumas fotos mais recentes.



A Foto Clássica: Avião Pulverizando Químicos.


Esta é uma das fotos mais antigas que circula na internet, e que supostamente seria de um avião borrifador. Mas na verdade as trilhas são provenientes de seis geradores de fumaça. Era parte de um teste da NASA para estudar vórtices vigília, você pode ler sobre isso aqui:

http://www.dfrc.nasa.gov/Gallery/Photo/B-747/HTML/ECN-4242.html

Seis geradores de fumaça foram instalados sob as asas do 747 para fornecer uma imagem visual dos vórtices de fuga. O objectivo das experiências foi para testar diferentes configurações e dispositivos mecânicos sobre o 747 que poderiam ser usados para quebrar-se ou diminuir a resistência dos vórtices. Os resultados dos testes poderá levar a um menor espaçamento entre pousos e decolagens, o que, por sua vez, poderiam aliviar o congestionamento do tráfego aéreo.

Aqui está outra imagem do mesmo avião:




 Foto Clássica 2: Avião Pulverizando Químicos.


É na verdade um E-6B "Tacamo". Esta foto mostra que o combustível de dumping (foto do tacamo.org). O E-6B é usado pelo Comando Estratégico dos Estados Unidos como um centro de comunicação no ar. Você pode ver o logotipo da marinha na ala direita. O E-6B é uma versão modificada do Boeing 707-320, e as saídas de combustível foram movidos de as pontas das asas para entre a fuselagem e os motores a fim de separá-lo do equipamento de comunicação nas pontas das asas. Isto é o que o ala-ponta ESM / SATCOM pod se parece com:





Piloto esquece de desligar chemtrails ao pousar!

Pois bem, um vídeo que se alastrou como polvora entre os ativistas da geo foi o vídeo onde vemos um avião que ao pousar, libera rastros estranhos, os quais foram rapidamente associados aos chemtrails.




Mas qual será a verdade por trás deste fenômeno? A resposta é muito simples, trata-se de um fenômeno ordinário. Sim, trata-se de um fenômeno tão normal e abundante quanto uma nota de 2 reais. Durante o pouso, a velo cidade, o atrito e as condições de umidade causa, em muitos casos, o surgimento de condensações atípicas, como podemos ver nos exemplos a seguir:









Foto revela aeronave dispersando químicos na atmosfera!


Circulou entre os grupos de chemtrails uma foto onde se afirmava ser a de um avião da geoengenharia dispersando agentes químicos na atmosfera.


Mas a verdade por trás desta imagem é das mais simples de ser compreendida. Trata-se de algo extremamente comum e corriqueiro entre pessoas que trabalham com aviação: Trata-se da liberação de combustível, que pode acontecer por diversos motivos. vejamos algumas fotos:











Todas estas fotos são de aviões liberando combustível em excesso. vejamos também um vídeo, onde o piloto, devido a um passageiro necessitado de assistência médica, tem de fazer um pouso de emergência e para isso ele precisa liberar o combustível em excesso. 




Foto de Militar revela Operações de Geoengenharia!

Um dos ultimos Hoax que andou circulando na internet, foi o de uma foto onde vemos um piloto militar e em seu uniforme pode se ver um emblema escrito "team chemtrail - spray and pray".


Na verdade trata-se de uma montagem em computador onde foi introduzido o emblema no uniforme do militar. Este emblema na verdade é de uma campanha feita nos EUA por ativistas da geoengenharia.




ICA - International Chemtrail Association

Mesmo os Hoax apresentados acima não são páreo para ICA – um agente profissional de desinformação – que atua com uma página no Facebook. A ICA (International Chemtrail Association) apresenta-se como uma mega multinacional do ramo da Engenharia Climática que atua no mundo aplicando métodos de Gerenciamento de Radiação Solar (SRM) através da dispersão de aerossóis estratosféricos. Apresentam-se também como uma instituição filantrópica e humanitária, compromissada com o meio ambiente e a qualidade de vida. Mas a grande verdade é que essa suposta instituição não existe fora de sua página no Facebook. Não há somente um registro acerca desta instituição dentro e fora da internet. Trata-se somente de uma página de Facebook criada exclusivamente para desinformar ativistas da geoengenharia. As postagens do ICA, em sua maioria são HOAX extremamente sofisticados, onde são aplicados conhecimentos que vão desde meteorologia e climatologia a marketing e propaganda. Tudo isso para criar a ilusão de que existe uma corporação internacional de pulverização estratosférica.





Veja um vídeo onde a ICA é totalmente desbancada:



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