Muito bonito. Mas o que é isso? É evidente que não é um contrail escape regular, pode-se ver que a trilha parece começar realmente na asa, e tem um efeito arco-íris estranho que você não costuma encontrar em rastros de escape comuns.
Trata-se de um fenômeno de aerodinâmica de contrails. É formada pela redução de pressão no ar que se move sobre a asa. Quando a pressão de um gás cai, em seguida, a temperatura também cai (o mesmo princípio que é usado por seu refrigerador). A redução da temperatura faz com que pequenas gotas de água se condensem, que, em seguida, podem até congelar. As gotas (congeladas) ficam maiores à medida que mais água se condensa sobre eles. Os diferentes tamanhos de gotas (ou cristais de gelo) têm diferentes propriedades ópticas, que afetam diferentes comprimentos de onda da luz, o que explica o efeito "arco-íris".
Uma explicação um pouco mais científica (também explicando com precisão as cores) pode ser encontrada aqui:
A coisa interessante sobre este tipo de Contrail é que eles são realmente mais comum em climas quentes. Eles precisam de uma grande quantidade de umidade e ar frio é geralmente seco, por isso eles são mais comuns nos meses de verão, e em climas mais quentes.
Como rastros de aerodinâmica são independentes das condições de formação de rastos a jato, eles formam uma classe adicional de rastros que podem ser complementares, porque eles se formam predominantemente em camadas que são demasiado quente para a formação de contrails comuns (gerados pelas turbinas).
(Eles não são totalmente complementares, pois, como podemos ver na foto, existem casos em que os dois fenômenos acontecem de forma simultânea)
Há realmente muito pouco trabalho que está sendo feito sobre a formação de rastos aerodinâmicos. Na maioria das vezes que o fenômeno se manifesta, ele só aparece com rastros nas pontas das asas (que como você pode ver na foto, é muito denso). As Condições precisam ser ideais em todo comprimento da asa para gerar uma Contrail desse tipo.
Você provavelmente já viu rastros aerodinâmicos no desembarque de aviões, como:
Aqui você pode ver as contrails de asa desaparecerem quase que imediatamente. Os rastros de longa persistência se formam só nas extremidades exterior dos flaps reduzidos - em que o ar é comprimido e, em seguida, expandidos muito rapidamente, causando uma grande quantidade de umidade para condensar. Você também pode ver que há uma grande quantidade de umidade no ar. O ambiente está nebuloso.
Se a contrail aerodinâmica é grossa o suficiente, então ele se estende como uma "folha" sólida, e pode enrolar-se para os lados, uma vez que é arrastado para os vórtices nas pontas das asas:
Este conjunto fantástico de fotos tem algumas boas fotos de ambos, contrails de escape e rastros aerodinâmicos, você pode ver claramente a diferença:
Nesta tomada abaixo, você pode ver que o avião parece estar abaixo de uma camada de nuvens, o que sugere que está à baixa altitude, onde rastros de escape (contrail comuns) não acontecem normalmente. Embora nesta esta imagem, é pouco difícil de ver o que está na frente do que. Eu suspeito que a sombra que você vê perto da cauda é na verdade a sombra do avião sobre as nuvens, ou seja, o avão está um pouco acima delas, ou nelas - em uma região de alta umidade, de qualquer forma.
A partir do mesmo conjunto de fotos, podemos ver que os dois tipos de contrail não são mutuamente excludentes. Podem acontecer simultaneamente (foto abaixo):
Repare que você tem os rastros brancos grossos provenientes do motor, e os rastros aerodinâmicos provenientes das asas.
Amigos, vejam a nota que um autor norte americano fez dessa postagem. Interessante observar que hoje nós estamos fazendo o mesmo questionamento aos ativistas de chemtrails: Por que ainda nenhum ativista pegou uma câmera e fotografou um só avião borrifador? Pois bem, nós fizemos isso, e todos os aviões fotografados eram de empresas aéreas comerciais. vejamos a nota do autor americano:
(nota lateral aqui: a maioria das fotos do set foram retirados do chão com uma Canon 350D (US $ 400) ligado a um telescópio Dobsonian, 1.200 milímetros de 6 polegadas ($ 300- $ 1000, dependendo da qualidade) Na maior parte das tomadas, você pode ver claramente o tipo de avião, e, geralmente, as marcas de companhias aéreas. Agora, por que não tem ninguém no suposto 2 Million comunidade "chemtrail" conseguiu tirar uma foto do close up de um jato de pulverização de produtos químicos. Considerando-se que você pode fazê-lo com US $ 700 de equipamentos, me parece um pouco estranho).
O vídeo abaixo mostra um contrail aerodinâmico formado no ar desigual. Um fenômeno comum no verão, pois só acontece com o ar carregado de umidade. A umidade, distribuída de forma heterogênea na atmosfera gera um padrão descontinuo durante o processo de condensação aerodinâmica. Este fenômeno foi e tem sido um dos responsável pela tese do "chemtrail ON/OFF", mais um caso de má interpretação de fenômenos aerodinâmicos e atmosféricos.
Você pode ver, a trilha é muito parecida com as fotos, especialmente no segmento final do vídeo. Há poucos tiros de largura, por isso é difícil dizer quanto tempo a trilha irá durar, mas em 0:50 min, a câmera se afasta, e é aí que podemos ver que trilha anterior já evaporou.
Nota Este: vídeo foi filmado em Torino (Turim), Itália, em 16 de agosto de 2008 - durante o verão. Isso é quando este tipo de rastros são mais prováveis, como eles precisam de ar muito úmido.
Aqui está um fenômeno similar. Neste exemplo temos uma situação ocorrendo em a uma altitude mais baixa, com o sol apenas para a direita. Isto é um pouco diferente, já que não é realmente uma trilha - ou melhor, é uma trilha não persistente muito curta que só existe por causa das mudanças bruscas de pressão de ar causadas pelas super potentes manobras do F-22.
Logo abaixo está uma antiga foto, da revista Life, 04 de outubro de 1954, onde podemos ver que estes fenômenos aerodinâmico sempre existiram no mundo da aviação.
É interessante observar que o mesmo tipo de fenômeno pode ser gerado também por Aviões movidos à turboélice.
Apresentamos abaixo o vídeo original não adulterado que serviu de base para se alegar a existência de uma conspiração global de pulverização. O video aulterado se espalhou pela internet e eaté hoje é usado como "prova" da existencia de chemtrails. Na verdade trata-se simplesmente de um KC-10 em formação. Nota a nota original deixada pelo autor da filmagem:
"o áudio que você escuta (aos 1 min) somos apenas nós zombando de todos os conspiracionistas de "chemtrail". Eu sabia que quando eu postasse o vídeo iria virar uma febrezinha entre os conspiracionistas por aí a fora. Sim, os rastros tem uma forma estranha de "iniciar" e "parar", mas que é facilmente explicado com a física. Não é diferente das nuvens lenticulares que se formam sobre uma montanha ou o nevoeiro que flui de um congelador aberto."
Reference:
Aerodynamic Contrails Phenomenology and flow physics – Gierens, et al.
Aerodynamic contrails Microphysics and optical Properties – Gierens, at al.
Aerodynamic contrails Microphysics and optical Properties – Gierens, at al.
Acesse meu face e veja as imagens que fiz... Abraços https://www.facebook.com/alexandre.guillen.92/posts/649494625190675?pnref=story
ResponderExcluirAcontece que os ceus estão sempre cheios destes rastros inclusive no inverno aqui no sul do Brasil. Você não explicou com que frequência eles podem se formar. Quais as chances, dentro de um período de 24h, no perímetro dos céus de uma cidade de médio porte como Porto Alegre, de esses rastros se formarem? Eles são exceção ou regra? Deveriam ser regra, pois é difícil olhar pro ceu e não encontrar algum.E os químicos já encontrados em muitos deles/ Como explica?
ResponderExcluirhoje em dia é regra, principalmente nos meses de junho a setembro... durante o inverno as trilhas sao vistas com frequencia... começam a ser vistas em maio e intensificam em junho e julho. porto alegre é uma cidade que está na rota de infinitas erovias internacionais e interestaduais, sao centenas de aviões comerciais cruzando os céus gauchos por dia. todas as duvidas ja foram tiradas sobre a mito das chemtrails no documentario "chemtrails a verdade revelada" que se encontra no topo desta pagina
ExcluirA foto DC-3 voando baixo junto á água mostra o avião lançando dispersante sobre óleo derramado. Não é contrail, mas sim chemtrail...
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