O Alijamento de Combustível é uma prática usada por aeronaves equipadas para tal, na eventualidade de certos tipos de emergências que requeiram um retorno ao aeroporto de onde tenham decolado, ou que requeiram o pouso antecipado em um aeroporto antes do destino originalmente planejado.
Saída para alijamento em um A340-311. |
Entre suas diversas limitações, os aviões possuem dois limites principais de peso, o Peso Máximo de Decolagem (PMD) e o Peso Máximo de Pouso (PMP), este último sendo sempre o menor dos dois. Esta diferença permite que em um vôo de rotina, a aeronave possa decolar com um peso mais elevado, consumir combustível em rota e pousar já dentro do limite menor. Há muitas outras varíaveis envolvendo pesos de decolagem e pouso, mas vamos omití-las em favor da simplicidade.
É em situações anormais que o Peso Máximo de Pouso pode se tornar um problema. Se um vôo decolar em seu Peso Máximo de Decolagem, e em seguida encontrar uma situação onde tenha que retornar ao aeroporto de partida (devido à certos problemas técnicos ou emergência médica à bordo), pode não haver tempo suficiente para consumir combustível durante esse breve retorno e acabar chegando acima de seu Peso Máximo de Pouso.