A equipe do site chemtrailsbrasil procura sempre basear seus estudos e observações sob bases empíricas e análise racional dos dados. Tentamos compreender o fenômeno das trilhas persistentes de forma objetiva, buscando nos afastar de teorias de conspiração, mitos e misticismos que comumente costumam dominar este meio. Após três anos de observação metódica dos aviões sobre os céus dos Brasil, uma coisa já é pré-suposto para nós: as trilhas persistentes (chemtrails) não são aspergidas deliberadamente por aviões especializados, elas estão na verdade sendo geradas, em sua maioria, por aviões comerciais. Na verdade não são trilhas de veneno liberadas por sistema de pressurização em aviões clandestinos. São na verdade contrails persistentes sendo geradas pela exaustação das turbinas de aviões à jato em geral. Mas aí fica a pergunta: Por que de uns anos para cá os aviões de Motor a Reação passaram a gerar trilhas de condensação que persistem por horas no céu? A resposta é simples: o fator chave está na atmosfera e não nos aviões. O aumento crescente do trafego comercial mundial tem tornado as trilhas de condensação persistente um fenômeno cada vez mais comuns nos céus de todo o mundo. Há 30 anos não tínhamos 1/3 da quantidade de aviões que temos aem circulação hoje. São centenas de milhares de aeronaves circulando diariamente, e com o advento da internet as pessoas passam a ter mais facilidade em divulgar e compartilhar as imagens.
Os teoristas de chemtrails, tal qual nós mesmos fomos durante anos, relutam em abrir os olhos para essa nova possibilidade de compreensão do fenômeno. Mal sabem eles que muitas das dúvidas que temos a respeito do comportamento dos chemtrails, passam a serem mais bem respondidas tendo essa nova visão como base.
Nesta postagem iremos explorar apenas uma das centenas de situações existentes. Estaremos analisando aqui uma das situações mais faladas desde que o tema chemtrails veio à tona na internet, que é a questão dos rastros circulares.
Nesta postagem iremos explorar apenas uma das centenas de situações existentes. Estaremos analisando aqui uma das situações mais faladas desde que o tema chemtrails veio à tona na internet, que é a questão dos rastros circulares.
Muitas fotos de rastros circulares surgiram na internet com o tempo, e naturalmente, a primeira e precipitada conclusão que se tirou foi a de que "só podem ser aviões borrifadores clandestinos, pois aviões comerciais não fazem círculos no céu". Pois bem, a partir do momento que se começa a analisar as chemtrails sob a nova ótica apresentada no inicio dessa postagem, seja esta, a de que são aviões comerciais que estão gerando a maioria das trilhas que estão sendo vistas no céu de todo o mundo, fica mais fácil compreender o fenômeno circular, pois passa-se a buscar respostas baseadas em conhecimento aéreo objetivo, como planos de voo, controle de voo, cartas de aviação, trafego aéreo etc etc. Neste caso das chemtrails circulares, quando se passa a reconhecer o fato de que elas estão sendo geradas por aviões comerciais, tentamos então encontrar uma resposta para os círculos baseado nas catas de aviação e conhecimento de trafego aéreo.
Gol GLO1169 executa duas manobras de alívio 05/03/2015 |
E neste caso dos círculos está muito claro que se trata de uma manobra bem conhecida entre pilotos e controladores de voo: Manobra Circular para Alívio de Transito. E consiste no seguinte: Quando uma aerovia, em horário de pico, está muito congestionada, o controlador de voo solicita ao piloto que execute uma manobra circular com o intuito de descongestionar o transito. Neste dia 05 de março de 2015, por exemplo, nossa equipe, através do Flightradar24 registrou uma série enorme de manobras de Alívio, ocasionada por uma intempérie chamada Windshear, que coloca em risco o pouso de aeronaves na baixa altitude. É difícil de se ver um congestionamento tão volumoso quanto este registrado no dia 05 de março de 2015. Dezenas de aeronaves foram obrigadas a executar manobras circulares de alívio, e assim, diversas curvas e formações circulares puderam ser vistas, não só no Flightradar24, mas a olho nu, caso o céu na região estivesse propício à formação de rastros de condensação permanente. Seria um daqueles dias de "chemtrails em curva/circulares". Aos olhos do leigo a situação no céu é um tanto estranha, mas a verdade é que tal acontecimento se trata de algo comum no universo da aviação.
Abaixo estão os registros feitos no Flightradar24 que revelam os traços desse dia caótico para os profissionais da aviação em São Paulo.
Na sequência, podemos assistir ao vídeo completo do evento, acompanhado das gravações feitas em rádio das conversas dos pilotos envolvidos no evento.
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